Somos um Fórum de RPG, focado em D&D, porém com sistema mais aberto. Criação de personagem e raças completamente customizáveis!
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como ser um jogador melhor?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Onúris
Membros
Membros
Onúris


Mensagens : 1587
Localização : Wakanda

Ficha do Personagem
HP HP:
Como ser um jogador melhor? JJXZErR300/790Como ser um jogador melhor? GnsUAW7  (300/790)
SP SP:
Como ser um jogador melhor? I1VDEPa1/750Como ser um jogador melhor? GnsUAW7  (1/750)
Itens de Evento:

Como ser um jogador melhor? Empty
MensagemAssunto: Como ser um jogador melhor?   Como ser um jogador melhor? Icon_minitime24/01/19, 11:20 pm

Fonte Original

Hoje em dia na "comunidade online" existem muitos guias e manuais de como fazer algo, e dentre essas diversas fontes, eu me deparei com uma coisa nova. Todos sabem que eu vivo procurando inovações, bem como o restante da Staff também o faz, e por isso acabamos por usar os livros de RPG clássico para bolar muitas coisas. Jogos de RPG são a nossa paixão, porém há quem faça essa experiência ainda melhor, ou pior em alguns casos.

A quantidade de Jogadores que existem no mundo é imensa, e mais ainda os seus tipos e peculiaridades, e que tal se nós pudéssemos catalogar todos eles ao estilo Pokémon? Meio impossível, afinal cada um tem sua personalidade e modo de jogar, porém esse jeito é o certo? Fala-se normalmente que o sucesso da campanha de um RPG se deve ao Narrador, entretanto se esquece que quem contribui ou não, e muito, para esse sucesso é ninguém menos que os Jogadores. Sendo assim, por quê não melhorarmos nossa maneira de jogar?

Sendo assim, em minhas andanças pela internet, encontrei um pequeno guia de "11 maneiras de ser um jogador de RPG melhor", e pretendo portanto, trazer isso até vocês, meus queridos Jogadores. Nem todas essas dicas se aplicam a todos os Jogadores do fórum, é claro, porém elas servem de embasamento para que alguns novos jogadores, e alguns velhos de casa, possam refletir a respeito de algumas condutas que complicam um pouco a experiência de jogo.

Nós da Staff não somos a perfeição em pessoa, nós nos esforçamos para fazer do fórum um ambiente divertido e organizado, porém convenhamos, tanto nós como os Jogadores por sermos humanos, devemos sempre buscar melhorar, e é muito infeliz essa experiência ser estragada por situações desnecessárias. Lembrando que, o link original está disponível lá em cima, e que algumas situações foram adaptadas para o ambiente do RPG de Fórum.


  1. Faça coisas, Interprete e Reaja!! A primeira coisa que você tem que pensar como Jogador é fazer coisas; é o que você deve estar pensando em todos os momentos - Quais são meus objetivos? E o que posso fazer para atingi-los? - Você é a estrela do seu universo particular e você não chegará a lugar nenhum sentado e esperando a aventura chegar até você e bater na sua cara. Investigue coisas. Faça perguntas. Siga as Pistas. Ninguém precisa que você aponte que isso é uma trama obvia enquanto você faz isso. Misture as cenas, fale com as pessoas. Se você não está jogando com o tipo de personagem que faria esse tipo de coisas, ache alguma coisa que você possa afetar e aja em cima disso. Se você ao interagir com outros jogadores em Eventos acaba apenas observando e esperando como se fosse quase um NPC sem emoções e sem pensamentos que não faz nada além de olhar, porque um personagem tão chato está andando com a galera que Faz As Coisas? Seja ativo e não passivo. Se você não aprender nada desse artigo pelo menos aprenda isso. Nenhum narrador é obrigado a empurrar você pela sua aventura, quest, ou evento, como se você fosse mais um "boneco" controlado por ele.

  2. Lembre-se que seu personagem não existe fora dos limites do sistema e dos conteúdos em sua ficha você pode pensar e pensar a respeito da sua história o quanto quiser amigo, mas isso não vai adiantar de nada no jogo a menos que você tenha de fato realizado algo. Você é um negociante sagaz? Massa. Faça algumas negociações, de modo sagaz, na frente de todos. Você é um saxofonista gostoso de jazz? Toque o saxofone. Você é um elfo selvagem que tem problemas em lidar com o mundo civilizado? Tenha problemas ao lidar com essas interações! Não sente-se numa arvore e fique em silencio né rapaz! Isso se liga ao primeiro ponto na realidade; você apenas existe através de suas ações. Não é da responsabilidade dos outros jogadores lerem sua historia e seus personagens não podem ler mentes, nem devem!! Bem, talvez alguns possam, mas você entendeu. Eles não deveriam poder, então se você quer interpretar o seu personagem, e melhorar ele, deve fazer algo. Treinamentos, Missões, Aventuras, Eventos, até mesmo interpretações livres, desde que tudo esteja na ficha, tudo aconteceu com o seu personagem, e você deve agir de acordo. Não crie falsas lembranças em seu mundinho fechado, interaja com os arredores, e estas serão as lembranças, capacidades e características que seu personagem carregará adiante na vida.

  3. Não tente parar as coisas, negar as ações de outro jogador é realmente algo inútil de se fazer; você elimina duas possibilidades de mudança de historia e destrói as duas possibilidades tão forte que nada funciona. Por exemplo, seu guerreiro tenta dar um soco na cara de alguém, mas o monge é contra, logo ele segura a mão guerreiro. Em termos de jogo nada aconteceu. Tudo o que foi feito é uma enorme perda de tempo que não temos. Além disso, em fórum existe uma continuidade, mantida pela Ordem de Postagem. Sendo assim por quê diabos você quer ser um "dobrador de tempo e espaço" que vai interferir com as ações que á aconteceram antes do seu post? Tudo bem o seu personagem ter falas e ações, resultantes do que aconteceu, mas é sua obrigação ler todos as postagens anteriores à sua e interpretar de acordo. Portanto, vá no embalo. Construa. Se o guerreiro quer quebrar o nariz de alguém, o que irá acontecer depois? O monge irá correr para ajudar o cara que apanhou? Irá dar uma bronca no guerreiro? Irá se desculpar com os amigos do rapaz que teve o nariz quebrado antes que a treta comece? Irá salvar o guerreiro da briga que esta por vir mesmo que seja contra a sua vontade? Ou irá jogar o maior cara da taverna na cara dele para ensinar uma lição? Esses são exemplos de historias interessantes. Parar ele de fazer alguma coisa não é.

  4. Tome controle total de seu personagem - Meu personagem não faria isso - é uma desculpa bem chata, um enorme NÃO na historia fundamental do jogo. É uma recusa de participar do jogo na cara. Ao invés de começar trancado em noções pré-concebidas sobre o que seu personagem pode ou não fazer, abrace as complicações e faça, mas tente trabalhar o porque. Porque o seu Ladino está fazendo essa missão para a igreja? Ele tem motivos secretos? É pelo sentimento de companheirismo com o resto do grupo? Personagens em situações desconfortáveis são o arroz com feijão do drama. (Você lembra aquela historia famosa sobre o hobbit que disse pro Gandalf pastar e ficou sentado em sua casa cortando as unhas do pé o dia inteiro antes que sua vila seja engolida pelos exércitos da escuridão? Não. Obvio que não. Então coloque sua mochila e saia pra aventura Frodo) Se você continua explicando suas ações ou não querendo participar das decisões do grupo por causa dos motivos do personagem - bem meu querido, talvez os motivos de seu personagem estejam errados. Eles não são escritos na pedra. Em um Evento por exemplo, o coletivo é o principal, não seu personagem estrela e se ele não está funcionando, deixe ele na próxima vila e talvez tente jogar com alguém que seja aberto a novas ideias. Talvez seja o caso de trabalhar com o grupo em um personagem que encaixe nele. Seu personagem é parte da historia; não a historia e a personalidade dele o centro de tudo, e mesmo quando se está no jogo Solo, você precisa de jogo de cintura para superar os desafios impostos pelo narrador. Além disso nada de se perder, dizendo que o personagem é desafiador demais, ou muito independente, você o criou, tome vergonha na cara e controle ele!

  5. Atacar ou não os outros jogadores - Olha, mais um ladrão que adora furtar coisas dos outros! E veja, sua Furtividade e Roubar são tão altos que ninguém vai perceber! Cara, que legal. Maldito seja ele. Ninguém gosta dele. (Ele geralmente joga de Elfo, e eu sou totalmente a favor dessa raça ser extinta de todos os RPGs. Eu não acho genocídio um crime se for sobre os Orelhas de Faca.) Se você furta de outros jogadores, você está exercendo poder sobre eles de uma forma horrível. Se eles descobrirem o que eles irão fazer? Você irá forçar o problema a escalar? Será justo se eles matarem você por isso? É divertido para eles? De modo similar, atacar outro jogador é tão horrível quanto. Eu entendo que o sistema do fórum e alguns eventos encorajam isso, obviamente - algo como os eventos de Nosgoth e Chaos World - mas por favor galera, deem um tempo. Ninguém gosta de morrer, especialmente sem motivo aparente, ou por capricho de um "jogador estrela"; se a proposta do evento for o PVP, mesmo assim discuta com seu grupo e com o narrador, busque razões para tal e pense nas consequências antes. Tem um monte de NPC's para você roubar, bater e matar que não ficarão ofendidos quando você o fizer, então incomode eles antes de ir pro PVP. É claro que isso não vale para Arenas, afinal lá a proposta já é bem diferente.

  6. Conheça o sistema, não seja um Zé Preguiça - Se você conhece o sistema, você será mais fácil para o narrador, pois saberá os limites do seu personagem. Você pode calcular as chances de falhar ou ter sucesso ao participar de uma ação qualquer, assim como na vida real. Você pode analisar situações e agir de acordo porque você conhece as regras do mundo.(Novos jogadores, obviamente, tem um café com leite nessa. Tentem, no entanto, se esforçar em aprender as regras se vocês querem dar continuidade no fórum, se você quer trazer regras de outros sistemas e fóruns sem ler a proposta do MUF, sinto informar, você vai ter muita dor de cabeça. Nós temos um sistema próprio e não iremos jogar com um determinado jogador em outro sistema, só porque ele sente "dificuldades". Isso não se aplica totalmente a Pokémon, Digimon e afins, porque são sistemas paralelos ao nosso e que fazem parte do Fórum, mas eles também devem ser respeitados e lidos pelos que irão jogar com eles.) Mas pelo amor dos Deuses, não seja um anarquista metido a advogado de regras. Não faça isso. Não é difícil de fazer, porque aqui vai um guia simples - se você esta discutindo regras com pelo menos dois ou mais Staffers, e a contagem de posts já foi o suficiente para cada um deles dizer pela segunda vez que o que você quer fazer está errado, pois não se aplica no sistema, você está sendo um anarquista metido a advogado de regras. Você é o ser caótico que vigia os jogos de RPG's buscando motivos para reclamar de qualquer coisa, e precisa parar de falar, porque você está acabando com a diversão e a organização do jogo. Tem horas que as regras estão incompletas e isso acontece, mas a Staff aqui se esforça para implementar mudanças e melhoras todos os dias. Então a dica maior é, LEIA! Jogos de RPG exigem a leitura, não apenas os de fórum, mas os de mesa e até mesmo os de video-game. As regras do sistema são importantes, e devem ser valorizadas.

  7. De prioridade ao jogo. Desde que não afete sua vida, mas tenha noção de presença no mínimo - Hey! Você tinha dois dias para postar no evento! Vai pedir extensão do tempo de postagem? Não é tipo a quinta vez que você pede isso? Aliás, não era você que estava no Discord / Skype fazendo piadinhas e conversando com geral, não era pra estar postando ao invés de dizer que está sem tempo? É difícil pensar numa maneira pior de menosprezar a importância de um evento, ou seja lá o que for, do que simplesmente não comparecer sem motivo. Se você se encontra tão compromissado ao ponto de não poder jogar, ou estudando, ou trabalhando, então organize suas prioridades. Você está drenando sua própria presença na história e ainda desacelerando a conclusão da mesma. Seria mais educado você se retirar, ou se organizar de acordo com o seu tempo livre. E obviamente, é tarefa do Narrador oferecer divertimento no jogo, mas não é uma coisa de um lado apenas. A menos que você esteja realmente ocupado demais, ninguém tem a obrigação de perdurar um evento que deveria durar um mês, durante quase três meses (já aconteceu).

  8. Se você fez alguém se sentir desconfortável, desculpe-se e fale com ele sobre isso Eu tenho uma regra em meus jogos e a regra é: - Ninguém ofende ninguém - Simples, educado, amigável. Sem condutas agressivas; é geralmente desagradável, para se dizer o mínimo. Eu rolo testes de intimidação e de convencimento, obviamente e isso é normal. Eu tenho personagens que gostam de fazer piadinhas, ou que são arrogantes por natureza, mas tudo tem limite, e isso vale para os dois lados. Em situações como as que nos encontramos todos os dias, é fácil fazermos pessoas se sentirem desconfortáveis. Talvez seja tão importante quanto discutir bebês mortos ou bestialidade; talvez seja algo mais benigno como ser rude ou conversando com eles dentro do jogo.Se você acredita que incomodou alguém, pergunte a eles discretamente. E se tiver, desculpe-se e pare de falar sobre essa coisa. Não é física quântica; é como você deve agir como um ser humano social funcional e de alguma maneira porque você está interpretando um demônio violador de cadáveres, você deve "esquecer" o que é isso. Resumindo, seja legal. Seja MUITO legal. Ninguém vai pensar menos de você por isso, porém a faca tem dois gumes, você deve buscar entender as motivações dos outros jogadores para interpretar como o fizeram, e assim tentar desenrolar a trama. Até mesmo alguns NPC's podem ser desagradáveis, mas é obrigação do narrador trazer uma miscelânea de tipos de pessoas para a sua aventura. Se você está agitando a bandeirinha da revolta por conta de um inimigo do seu personagem sendo um baita dum filho de uma boa mãe, imoral e sádico, acho melhor parar, ele é o vilão, a função dele é ser um desgraçado intragável, nada de "lutar pelos direitos iguais" num RPG. (gostaria de dizer que não aconteceu)

  9. Não seja um Segundo Narrador - Os benefícios de ser um membro da Staff, são é claro a experiência e uma área de anotações, mas fora isso temos mais responsabilidades do que qualquer outra coisa. Mas é a nossa maior função criar cenários e enredos para o jogador, bem como disponibilizar personagens não jogáveis interessantes e diversificados. Portanto, porque diabos, você está criando objetos, pessoas e condições climáticas na sua postagem?! Pode parecer simples para alguns, mas para outros, meu Deus, o jogador cisma de criar coisas como se fosse um narrador. Então se esforce um pouco que tal? Diga algumas palavras, reaja ao cenário, sinta dele, descreve suas emoções, seus sentidos, explore, ataque, tem muita coisa a se fazer, mas ser um Segundo Narrador, não é uma delas. Desenvolva a voz e postura do seu personagem. Descreva suas ações. Trabalhe com o Narrador para polir algumas descrições ou simplesmente faça suposições e descreva elas e veja se cola. Um bom Narrador irá utilizar o que você for falar de qualquer forma, a não ser que vá contra a historia.De modo similar.  a concisão é a alma do argumento. Um bom Narrador não faz monólogos ou faz seus NPCs terem longas discussões entre eles ou mesmo faz os personagens sentarem e ficarem observando o mundo rodar na frente deles. Então saiba quando ficar quieto também e faça suas descrições curtas - a menos que você seja um incrível narrador, obviamente. Mas rápido e direto geralmente é o melhor que longo e florido, porém fica a dica, estamos num RPG de fórum, se o narrador escreveu 11 linhas de uma baita cena cheia de coisas, se você escreve apenas três linhas (já aconteceu também) e não interage nem reage com nada, sinto informar, é melhor você refazer a postagem e parar de ser uma pedra disfarçada de Detetive Sobrenatural.

  10. Abrace a Falha - Falhar pode ser algo embaraçoso. Eu sei que eu fico bem irritado quando o dado não trabalha em meu favor - quando você esperou eras para ter seu turno em um jogo grande por exemplo ou quando eu for usar um poder especial ou quando eu descrevi uma ação legal - e eu xingo muito o dado também. E nada de palavrão -gentil-. É mais uma linguagem do tipo - esse cara vai ficar bem. E isso não é legal. Eu preciso aprender a tratar falha como um gancho para a historia e não um bloqueio. Porque eu errei? Porque minha jogada de intimidação não deu certo? Porque eu não abri a fechadura? Porque eu fui visto? Quem descobriu que eu sou um traidor? Que outra opção eu posso explorar?Nosso sistema trabalha nisso com os Narradores, são eles que dizem o porque da falha, mas o jogador deve agir de acordo. Isso é muito importante! Nós precisamos entrar nessa mentalidade como padrão. Temos que ver nossas falhas como problemas e explicar o porque nossos personagens não conseguiram atingir seus objetivos e precisamos entender  que a falha não é o fim do mundo. E se o narrador disse que tropeçamos, nada de criar uma cambalhota misteriosa que nos salvou de torcer o pé.

  11. Jogue o Jogo - Esse é o jogo. Pode ser um desafio que existe apenas para o seu personagem. Como em eventos e atividades em grupo não é o arco histórico pessoal do seu personagem. Esse jogo não é uma desculpa para irritar um dos jogadores. Não é uma aventura para você se sentar em silencio. Isso é um jogo. Quando você se junta ao MUF, você aceita os termos de uso, ou seja, você aceita as Regras do Sistema. Estamos todos contando uma historia um com o outro e de um para outro e a historia vem sempre em primeiro lugar. Dê uma segurada no calor do combate; dê uma segurada na relação complexa do seu personagem com sua mãe hanyou; dê uma segurada da maneira que o jogador do Paladino continua sendo o "Cavaleiro Branco Pé no Saco". Esse é um jogo. Respeite os outros jogadores. Respeita a historia e aja em serviço dela. Respeite o fato que você nem sempre irá conseguir fazer as coisas da sua maneira e que não conseguir da sua maneira pode ser bem legal, pois o sistema é imparcial, assim como os dados.Faça o melhor para o jogo. Faça o que for melhor para a historia. Seja ativo! Seja positivo! Seja interessante! Mude as coisas! Se você não puder sair no final do dia com uma boa memoria, com alguma coisa que você possa falar com nostalgia, você e não apenas o narrador falharam no jogo.Valorize seu narrador, ele se esforça muito para que você jogue.


Bem, aqui termina o guia (desabafo), espero que todos melhorem muito a sua maneira de jogar, não somente pelo bem dos narradores que trabalham duro por vocês, mas pelo bem da sua própria diversão.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Como ser um jogador melhor?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como lançar os Dados (Player / Jogador)
» Como Iniciar
» Como Fazer:

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Multiverso da Fantasia RPG :: Geral :: Regras Gerais e Sistemas Existentes-
Ir para: