Os Chozo, ou Homem-Pássaro, são uma raça extraterrestre antiga altamente inteligentes. De acordo com as escrituras encontradas em vários planetas, eles habitavam seu planeta de origem, Zebes. Mas séculos depois, mesmo utilizando suas habilidades para o progresso de uma grande civilização avançada própria e uma sociedade pacífica entre os demais seres de sua espécie, foram exterminados e massacrados por Piratas Espaciais na busca de encontrar um esconderijo perfeito. Embora o eventual destino desta raça como um todo é desconhecida, é possível encontrar inúmeras ruínas e maravilhas tecnológicas ao longos dos planetas que já habitaram através de sua cultura expandida pelo cosmos ou até mesmo em seu planeta natal. Sua história, conhecimento e tecnologia estão espalhados por todo o universo.
A cultura Chozo parece ter sido principalmente uma política pacífica, valorizando o conhecimento em todas as suas formas. Os Chozo eram exploradores em todos os sentidos da palavra, procurando simultaneamente avanço científico e tecnológico, exploração interestelar, e sabedoria xamânica primal. Eles muitas vezes compartilharam seus conhecimentos e sabedoria com outras raças que foram igualmente avançando como eles, assim como aqueles que não eram tão avançados quanto a sua própria. O equilíbrio entre tecnologia e espiritualismo parece ser um outro traço definidor de sua cultura. Muitas das suas estruturas são e foram feitas de pedra, embora seja claro que eles eram capazes de utilizar materiais muito mais complicado em técnicas de construção. Esta é mais prevalente na elaboração de suas estátuas , que parecem estar presente em todas as colônias Chozo. Esta forma de arte foi considerada um processo sagrado, reservado apenas para os Chozo que tiveram vidas de experiência nessas coisas.
Sua fisiologia consiste em aparência destacada de cabeça de pássaro com traços humanos, sendo apenas braços, pernas, torço ou o corpo inteiro. As lendas dizem que a imortalidade é uma de suas características principais, fazendo-os viverem por anos e anos, explicando a vasta inteligencia, sabedoria e conhecimento tecnológico conquistado pelo cosmos. Entretanto, algumas escrituras relatam sobre eles serem capazes de conceber suas habilidades fazendo outras raças ingerirem seu sangue através de um ritual. A unica prova de que as informações são verídicas é a lendária caçadora de recompensas que trabalha para Federação Galáctica, Samus Aram, que possui em seu código genético o DNA Chozo no seu sangue depois de ingeri-lo na infância.
- Mais partes de sua história (INGLÊS):
• Vantagens Raciais- Instintos Ancestrais dos Chozo Guerreiros (Ótimos Sentidos, +2 PRE)
Mesmo que os Chozo adotem seu estilo pacifista, ainda possuem habilidades de quando eram guerreiros em tempos de guerra.
Visão: Capazes de enxergar no escuro, perceber movimentos rápidos sem problemas e até mesmo enxergar de longe, os Chozo tem uma visão excelente.
Olfato: O Chozo consegue sentir o odor de um indivíduo por longas distâncias, podendo rastrear facilmente seus alvos ou pessoas.
Paladar: Os Chozo são capazes de detectar diferentes sabores nos alimentos, e assim determinar todos os ingredientes de uma receita, uma habilidade útil para a identificação de medicamentos e poções.
Audição: Com ouvidos atentos, eles podem perceber até mesmo os menores ruídos utilizando sua audição para prever ataques sorrateiros ou localizar inimigos ocultos ou em fuga.
Tato: Os Chozo podem sentir o movimento das correntes de ar com sua pele e as vibrações do solo, habilidade que em conjunto com seu olfato e audição torna praticamente impossível surpreendê-los em combate.
- Imortalidade (Interpretativa)
A raça Chozo consegue viver longos séculos por causa de seu sangue, se tornando seres imortais. Entretanto, não são capazes de esconder a pele enrugada e fraqueza corporal, no que se tornou um dos motivos de serem uma raça pacífica.
Descendência do Guerreiro (+30 HP)
Os Chozo possuem descendentes guerreiros em sua longa vida. O vigor e a tenacidade estão estampadas em seu espírito.
Descendência do Xamã (SP +30)
Os Chozo possuem descendentes xamanistas em sua longa vida. A magia e o misticismo estão estampados em seu espírito.
Espirito do Guerreiro (Regeneração de + 3 HP por ação)
Os Chozo são capazes de se recuperar de longas batalhas em pouco tempo, regenerando sua vida e seguindo com o combate.
Espirito do Xamã (Regeneração de + 3 SP por ação)
Os Chozo são capazes de se recuperar de longas batalhas em pouco tempo, regenerando sua mana e seguindo com o combate.
Sabedoria dos Chozo (+2 CON)
O conhecimento dos Chozo podem ser transmitidos através do sangue, gerando um ciclo infinito de informação e sabedoria. A inteligencia desta raça prevalece graças ao seu DNA.
• Desvantagens RaciaisPacifista (Obrigatoriedade Narrativa)
Os Chozo adotaram ao pacifismo com o decorrer dos séculos, preferindo dialogar e resolver intrigas do que adotar medidas agressivas com outras raças e etnias. Com isso, o Chozo deverá tentar de qualquer maneira evitar qualquer tipo de briga com outra pessoa.
Caçada de Sangue Chozo (NPCs Hostis)
O sangue de um Chozo é um dos itens mais valiosos do universo. Caso alguém descubra que você é um portador do sangue, as pessoas irão começar a ser mais agressivas e lhe perseguir por onde vá.
Diplomacia (Situação Desfavorável)
O Chozo sempre tenta dialogar com os seres que apresentam estar em conflito, tentando resolver o problema de uma maneira diplomática, beneficiando ambos os lados, independente de quem seja.
Descendente dos Anciões (Quebra de Identidade)
Caso o usuário da raça Chozo seja descoberto por outra pessoa, automaticamente ativará a desvantagem "Caçada de Sangue Chozo", alem de fazer a fama cair no negativo infinitamente.
Enfraquecimento Tênue da Imortalidade (-10 em testes - FORÇA)
A imortalidade é uma faca de dois gumes para os Chozo. Mesmo que consigam viver eternamente, os sinais de enfraquecimento corporal é notório.
Memória dos Antepassados (Pesadelos)
Os Chozo compartilham seus conhecimentos através do sangue. Com isso, muitas vezes acabam passando memórias das quais muitos não desejariam ter.
Excomungação (Sanguinário)
Caso não possuir mais opção de diálogo entre outro ser ou seres, a unica escolha será batalhar para matar, tudo pela paz e equilíbrio no universo. Afinal, raças corrompidas tendem a gerar o caos e a discórdia.